A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

Tipos de Forro – Entenda qual a melhor opção para a sua obra

Revestimentos 24 fevereiro 2023
Tipos de Forro – Entenda qual a melhor opção para a sua obra

De acordo com o projeto de um ambiente e o objetivo da obra ou reforma, o teto pode ser um dos locais de destaque em um cômodo. Atualmente, existem muitos tipos de forro, incluindo alternativas discretas ou cheias de personalidade.

Se você está na dúvida e precisa escolher entre os modelos disponíveis, confira este artigo para saber qual é a melhor opção para a sua obra, seja ela residencial ou comercial. Você vai conhecer um pouco mais sobre eles:

  • forro mineral;
  • forro acústico;
  • forro de gesso.

Quais são os diferentes tipos de forro?

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de forros disponíveis. Vale lembrar que cada um deles tem características e indicações específicas, o que faz com que certos modelos sejam mais adequados para determinados projetos. 

Confira, a seguir, os principais modelos.

Leia também: Ideias De Rebaixamento De Teto Com Drywall

Forro Mineral

O forro mineral é amplamente indicado para revestimento de ambientes internos, tanto em projetos residenciais quanto corporativos, incluindo aeroportos, lojas, hotéis e supermercados.

Uma vez que essa opção de forro também proporciona conforto acústico e é capaz de reduzir ruídos em até 45 decibéis, é recomendado para hospitais, auditórios, escolas e salas de cinema.

Além de ser versátil, o forro mineral tem fácil manutenção e proporciona um belo acabamento. Por isso, pode ser combinado a qualquer tipo de decoração. Sua instalação é simples: basta fixar as placas de forro mineral às estruturas metálicas do teto.

Leia também: Reforma e Construção — 3 Itens Que Você Não Pode Esquecer!

Forro Acústico

Bastante utilizado em ambientes corporativos, auditórios, igrejas, salas de reunião, o forro acústico confere mais conforto aos usuários por reduzir os impactos da poluição sonora. Sendo assim, o som interno não escapa para o ambiente externo.

Leia também: Teto de Drywall: Vantagens de ter no Apartamento ou Casa

Forro de gesso

Este é um dos modelos de forro mais utilizados. Afinal, o rebaixamento de teto com gesso oferece diversas opções de decoração e iluminação, deixando o ambiente único e estiloso, capaz de refletir a identidade de quem o escolheu.

Isso se deve à versatilidade do gesso, que permite a criação de desenhos e designs diferentes, além de esconder vigas, fiação e encanamentos. Outras características do forro de gesso, seja convencional ou drywall, são o conforto acústico e térmico, a durabilidade e a possibilidade de criar sancas facilmente. 

O gesso tradicional ou convencional não oferece boa resistência a umidade excessiva e não deve ser utilizado em ambientes como banheiros ou lavanderia. Sua instalação requer o encaixe e a fixação de placas de gesso umas às outras. Esse processo é mais trabalhoso e gera mais sujeira quando comparado ao drywall.

Esta opção, também chamada de gesso acartonado, por outro lado, consiste em placas de gesso fixadas umas às outras por meio de perfis metálicos. Sua instalação costuma ser mais prática e esteticamente mais bonita, sem gerar tanta sujeira.

Estes são materiais com ótimo custo-benefício, sendo que o forro de drywall é mais vantajoso quando comparado ao forro de gesso convencional.

Leia também: Forro de Gesso Acartonado ou Comum — Melhor Custo-Benefício

Qual é o melhor tipo de forro para teto?

Após conhecer um pouco mais sobre cada tipo de forro para teto, como mineral, acústico e de gesso, é possível concluir que cada uma delas oferece especificidades que se adequam às necessidades de diferentes projetos.

No entanto, de maneira geral, as opções feitas de gesso são as mais indicadas para obras e reformas que tenham como objetivo unir o útil à beleza estética e à praticidade. Para saber mais sobre essa opção tão versátil, confira qual opção, entre o forro de gesso ou drywall, oferece o melhor custo-benefício para o seu projeto.