A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

Piso Vinílico Para Banheiro — Pode ou Não Utilizar?

Piso Vinílico 18 agosto 2022
modern bathroom interior with decorative elements space for text 2

O revestimento do chão é um item essencial na construção e decoração do lar. A depender da escolha, pode deixar a casa mais aconchegante e moderna. Mas, em determinados cômodos, é necessário ter cuidado com o tipo de material, que é o caso do lavabo. Por isso, pode surgir a dúvida: piso vinílico para banheiro, pode ou não ser utilizado? 

Esse é um tipo de piso bastante versátil e que tem grande adesão em projetos arquitetônicos. Em ambientes como quartos, salas e escritórios, a sua instalação, além de beleza, oferece conforto térmico e acústico. 

Quer saber se é possível fazer a aplicação deste item no seu banheiro? Será que o vinílico pode molhar? Continue a leitura para descobrir! 

Piso Vinílico Para Banheiro — Descubra se é possível ou não utilizá-lo neste ambiente!

Ele é considerado por muitos como o revestimento mais democrático que existe, justamente por ser possível incorporá-lo em diversos ambientes de lares e outros empreendimentos. Mas será que cai bem o piso vinílico para banheiro? 

A resposta para essa pergunta é sim. Porém, existem algumas ressalvas importantes. Esse item é feito do policloreto de vinila, também conhecido como PVC, um material que reúne vários benefícios, sendo um deles ser resistente à ação de fungos e bactérias, insetos e roedores. Outras vantagens são: 

  • ser um bom isolante térmico, elétrico e acústico;
  • impermeável a gases e líquidos;
  • resistente a intempéries, como sol, chuva, vento e maresia;
  • vida útil superior a 50 anos. 

Por tais características, especialmente por ser mais resistente à água, muitas pessoas podem considerá-lo como uma boa escolha para compor o lavabo. Porém, a sua utilização não é adequada para a área do chuveiro ou banheira, que costuma ser molhada em abundância e de forma frequente. 

Ainda que ele tenha uma tolerância maior à umidade e a líquidos, essa região da casa requer uma estrutura mais resistente para a queda d’água, sobretudo em temperaturas mais elevadas (para os fãs de um banho quente).

Paras as demais áreas deste cômodo, é uma opção bastante charmosa, pela variedade de modelos, texturas e cores do vinílico existentes no mercado. Além disso, por ter uma superfície porosa, ele ainda evita a proliferação de fungos e bactérias e proporciona uma conservação mais simples, sendo mais difícil de ser danificado com manchas e riscos.

Piso Vinílico Para Banheiro — Como fazer a higienização desse revestimento?

A  limpeza desse revestimento é bastante simples, sendo uma das vantagens de utilizar o piso vinílico para banheiro e também em outros cômodos da casa. Para deixá-lo limpinho, água e detergente neutro são suficientes. Você só vai precisar:

  1. dissolver algumas gotas de detergente em um balde com água;
  2. umedecer um pano nessa misturinha; 
  3. envolver o tecido em um rodo ou utilizar os próprios pés e mãos para passá-lo pelo chão até a sujeira sair.

Se você tem o costume de utilizar outros produtos na sua faxina diária, cuidado. Alguns desses itens podem ter agentes corrosivos que danificam a aparência do seu piso. Por isso, se atenha ao básico, que não tem erro! Afinal, esse material é muito fácil de higienizar. 

O que não usar na hora da limpeza do piso vinílico?

O piso vinílico aceita bem aqueles produtinhos de limpeza mais básicos, como álcool, detergente, vinagre e até mesmo água sanitária. Mas, como já mencionado, alguns outros agentes podem ser nocivos, deixando ele manchado e até tirando a sua base protetora. 

Algumas das ações e substâncias que não devem ser utilizadas para limpar esse revestimento são:

  • emprego de objetos afiados ou pontiagudos;
  • desinfetantes e solventes;
  • cloro puro;
  • produtos abrasivos;
  • removedores a base de querosene;
  • produtos químicos fortes, como os de amônia;
  • produtos não específicos para piso vinílico;
  • água em excesso (que crie poças), como em baldes.

Piso Vinílico Para Banheiro — Dicas extras de conservação!

Você já sabe que, sim, é possível usar piso vinílico para banheiro e que a sua limpeza é muito prática. Então, que tal pegar algumas dicas extras de como conservar esse revestimento por ainda mais tempo? Algumas ações que você pode praticar são:

  • quando algum líquido for derramado no seu piso, limpe o mais rápido possível, para que o excesso não danificar a superfície;
  • o piso vinílico é bem resistente a riscos, mas você pode usar feltros embaixo dos móveis para evitar esses arranhões;
  • se você tem plantas no interior da sua casa, apartamento ou escritório, coloque um tapete ou bandeja à prova d’água embaixo do vaso, evitando criar poças de água no chão;
  • esse revestimento é uma excelente escolha para quem tem pets em casa, mas é bom manter as unhas dos seus animais de estimação cortadas e não deixar o xixi dos bichinhos por muito tempo no chão.

Agora que você já sabe que esse revestimento pode ser usado no seu banheiro sem culpa, talvez esteja querendo saber como funciona a sua aplicação, certo? Aproveite e confira alguns dos erros mais comuns da instalação do piso vinílico para garantir o bom acabamento deste componente no seu lar.