A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

Posso Usar Piso Vinílico Para Cozinha?

Piso Vinílico 26 agosto 2022
Posso Usar Piso Vinílico Para Cozinha?

Não sabe se pode usar piso vinílico para cozinha? Esse revestimento reúne uma série de vantagens, sendo uma excelente escolha para quem deseja ter praticidade e beleza. Além disso, o vinil é um material antialérgico, o que o torna uma opção ainda melhor para quem sofre com rinites e outras alergias. 

Apesar de todos esses benefícios, há muitos mitos em relação a esse tipo de piso e, por isso, você pode ter dúvida se cabe ou não a utilização desse material em um ambiente, digamos, mais engordurado e passível a acidentes com comida. 

Por isso, neste artigo, você vai ler sobre: 

  • pode usar piso vinílico para cozinha?
  • piso vinílico é resistente à água?
  • piso vinílico para cozinha — 3 vantagens de apostar nesse material! 

Pode usar piso vinílico para cozinha?

Afinal, pode ou não usar piso vinílico para cozinha? A resposta para essa pergunta é: sim! Esse revestimento, inclusive, é reconhecido pela vantagem de poder ser instalado nos mais diversos locais. 

Há uma gama de opções de formatos e cores do vinílico no mercado, para deixar esse espaço da casa mais charmoso e aconchegante. Ele é uma excelente opção para quem faz um estilo mais moderno e é adepto do conceito aberto, que visa a integração dos cômodos da casa.

Assim, ao investir nesse mesmo revestimento para a cozinha e sala de jantar ou de estar, por exemplo, é possível promover uma sensação de unidade e de maior amplitude. 

Agora, se você, antes de qualquer coisa, preza por um lar que transmita conforto e acolhimento, a melhor indicação é a escolha desse piso em estampas de madeira. Diferente do piso de madeira de origem natural, o vinílico é mais resistente à água e umidade, sendo ideal para esse espaço. 

Além dos benefícios estéticos, esse material ainda é ótimo para cômodos em que há grande passagem de pessoas por suportar mais peso. A sua textura também é mais macia, comparada a de outros tipos de piso, sendo mais agradável ao toque dos pés. 

Pode jogar água em piso vinílico?

Posso Usar Piso Vinílico Para Cozinha?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem considera investir no piso vinílico para cozinha. Até porque, no Brasil, existe a cultura de jogar água no chão na hora da faxina, sendo um hábito muito comum. 

E, sim, o piso vinílico é resistente à água, logo você pode umedecê-lo, o que elimina uma grande preocupação, já que esse ambiente da casa costuma ser mais engordurado, necessitando de uma limpeza mais intensa. 

Além disso, é importante não deixar poças de água por muito tempo. O ideal é secar o chão logo após a lavagem. Mas vale lembrar que, apesar de poder molhar, o vinílico dispensa esse tipo de trabalho por ser muito simples de limpar. 

Piso vinílico para cozinha — 3 vantagens de apostar nesse material!

Agora que você já sabe que pode usar piso vinílico para cozinha, que tal ficar por dentro de mais algumas vantagens de instalar esse material nessa parte da casa? 

Alguns dos principais benefícios deste revestimento são: 

1. Instalação rápida

Se você quer reformar a sua cozinha e tem medo da obra ser muito demorada, então o vinílico é a escolha certa. Diferente de outros tipos de piso, a instalação do piso de vinil é rápida, simples e limpa. 

Além disso, é possível fazer a sua aplicação em cima de outros revestimentos, como a cerâmica ou porcelanato. A única exigência para isso é que o chão esteja bem nivelado, com placas juntas e bem aderidas.  

2. Limpeza simplificada

Além do material do vinílico ser antialérgico e não acumular fungos ou bactérias, a sua higienização é bastante simples no dia a dia, levando apenas alguns minutos e dispensando o uso de outros produtos que não sejam água e detergente neutro.

Essa é outra vantagem de optar por esse revestimento na sua cozinha. Depois de varrer a superfície do chão, retirando o excesso de pó e alimentos, é só aplicar a solução de detergente com água com ajuda de um pano úmido ou mop. 

3. Resistente à manchas

A cozinha é um ambiente suscetível a acidentes com alimentos que, ao cair no chão, podem até fazer manchas. Mas essa não é uma preocupação que você precisa ter com o piso vinílico. 

O material é resistente às manchas e, assim como a sua limpeza é bastante prática, a remoção dessas sujeirinhas também.

Não é necessário, nem recomendado usar solventes, sabão em pó e outros produtos derivados de petróleo para isso. Esses tipos de itens de limpeza são prejudiciais para o revestimento, podendo causar até a corrosão da superfície.

O mesmo detergente neutro com água usado na limpeza diária serve muito bem para esses momentos de acidente com alimentos e outras marquinhas — como a de sapatos. 

Viu só quantas vantagens de usar o piso vinílico para cozinha? Ele adiciona estilo, charme e praticidade em muitos cômodos da casa. Se você está considerando investir na instalação dele no seu lar, aproveite e veja qual a melhor escolha de tom do revestimento de vinil para utilizar em cada ambiente