Blog

O que é Drywall? Conheça a Parede de Gesso Para Sua Obra

Você sabe o que é drywall? Este sistema construtivo vem sendo amplamente utilizado na criação e no planejamento de ambientes de maneira prática, rápida e econômica. Se você planeja construir ou reformar, confira, neste artigo, mais informações sobre a parede de gesso. 

O que é e como surgiu o drywall?

Em tradução livre, drywall significa “parede seca”. O nome deriva de sua estrutura de gesso, que permite a construção de forma “limpa”, sem a necessidade de lidar com cimento, como é o caso da alvenaria.

Como o drywall foi criado?

O sistema conhecido como drywall foi descoberto pelo norte-americano Augustine Sackett. O químico identificou, durante suas pesquisas sobre diversos tipos de materiais, a possibilidade de utilizar uma massa de gesso revestida por lâminas de cartão.

O material se mostrou seguro e confiável e, antes de ser conhecido como drywall, era chamado de placas Sackett. Na época, as folhas das placas eram constituídas por camadas de gesso misturadas com lã, papel e camurça.

Drywall: uma linha do tempo

Em 1910, a empresa Gypsum modificou o material desenvolvido por Sackett e lançou as placas Gypsum, que seguiam o mesmo conceito. No entanto, ao invés de utilizar camurça e papel convencional, passou-se a optar pelo papel acartonado para fazer as camadas.

Por fim, em 1917, surgiram as folhas de gesso seco com várias camadas de papel cartão, conhecidas atualmente como placas de drywall. Nessa época, o material ganhou popularidade em especial devido ao início da Primeira Guerra Mundial, já que as propriedades das placas de gesso viabilizam um sistema anti-incêndio, bastante necessário na época.

Mas o boom aconteceu, definitivamente, em 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial. As placas ficaram famosas devido à crise econômica do momento, que afetou os países envolvidos. Dessa maneira, os cidadãos da Europa e dos Estados Unidos passaram a buscar alternativas mais viáveis para a realização de obras.

Assim, as placas de gesso foram uma verdadeira revolução para as construções. Além de ser um material mais barato, o custo da mão de obra também é menor em relação às paredes de alvenaria. No Brasil, a tendência chegou ao mercado na década de 90, em uma versão um pouco mais moderna e menos quebradiça.

Como é feita a instalação de uma parede de gesso?

A instalação do drywall é um processo bastante simples, mas requer o apoio de um profissional especializado. Isso se faz necessário porque, para que elas possam se manter em pé, é preciso aplicar algumas vigas de aço de sustentação. A tarefa requer o uso e o manuseio de acessórios para drywall como parafusos, pistola de fixação e serrote.

Já para o acabamento das placas é necessário lixá-las a fim de evitar ondulações e pontas soltas nos cantos. Em relação à pintura, é preciso preparar a superfície do material, já que o lixamento do gesso costuma reduzir a absorção de tinta.

Caso decida pendurar acessórios na parede, o ideal é buscar uma fornecedora de placas de gesso de qualidade e resistência, como a Plack. Isso porque nem todas as opções disponíveis aguentam peso e, por isso, os objetos devem ser pendurados junto às vigas de aço da estrutura. No entanto, itens como quadros leves são facilmente sustentados.

Conheça os benefícios das placas de drywall

Caso ainda esteja em dúvida se vale a pena investir na parede de gesso ou se é melhor apostar na alvenaria tradicional, é interessante considerar as vantagens do drywall. Dentre elas, podemos destacar sua versatilidade, a redução de riscos de propagação de fungos e bactérias, a economia gerada e outros benefícios, como:

Vedação do drywall

Uma das propriedades das placas de gesso é a de vedação, característica muito útil para a aplicação interna em paredes na construção civil. Isso irá trazer maior conforto térmico e acústico para os ambientes.

Anti-incêndio

A combinação do gesso com o papel acartonado possibilita  o desenvolvimento de uma estrutura anti-incêndio. Desta forma, em caso de acidentes envolvendo fogo, a propagação das chamas será bem menor, fortalecendo a segurança dos demais cômodos.

Economia de espaço em comparação às paredes de alvenaria

A construção de uma parede de alvenaria requer espaço para os blocos de tijolo, as camadas de concreto e o gesso de cobertura. Portanto, quanto mais cômodos forem criados em uma área, maior o espaço utilizado em suas divisórias.

Porém, as paredes compostas por placas de drywall são mais finas, o que proporciona  uma economia de aproximadamente 4% do espaço útil. 

Acessórios práticos

A indústria de sistemas construtivos entende que um tipo de estrutura prática também requer utilitários práticos. Por conta disso, foi desenvolvido um modelo ideal de porta para as placas de gesso.

O kit já vem pronto e é de fácil instalação, desenvolvido de acordo com as dimensões do padrão de fábrica da parede de gesso. As folhas podem ser aplicadas, inclusive, em cerca de 20 minutos.

Gostou desse artigo? Agora que você sabe o que é e como funciona o sistema drywall, conheça mais sobre esse sistema construtivo: confira as três dúvidas mais comuns sobre a pintura das placas de gesso acartonado.

Compartilhe nas suas redes sociais

Faça uma busca

Central de Atendimento

Temos uma equipe completa para ajudar
Form Plack Salesforce