A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

Manual de Pintura em Drywall

Drywall, Pintura 11 maio 2023

A escolha é perfeita quando se trata de Drywall! Praticidade, economia e um canteiro de obras limpo: essas são as vantagens do Drywall. Mas não se engane: a pós-obra também é importante. O Manual de Pintura em Drywall vai solucionar qualquer dúvida e inspirar novos tons para a sua casa.

Você pode conferir neste blog!

Os primeiros passos do Manual de Pintura em Drywall

As dúvidas são muitas. Para falarmos sobre o Manual de Pintura em Drywall, afirmamos com orgulho de que, apesar de ser um material em crescimento no mercado, o Drywall começa ganhando em suas particularidades – essas muito bem-vindas.

O sistema de construção a seco, ao contrário da alvenaria, se destaca por diversas razões. Algumas delas são:

  • Sem argamassa;

  • Sem cimento;

  • Sem tijolos.

Motivo é o que não falta! A obra não requer muita mão de obra. Por outro lado, as chapas em Drywall garantem segurança e preservação do espaço. Uma vez em dia com o meio ambiente, um Manual de Pintura em Drywall é essencial para evitar erros quando tudo estiver erguido.

A Associação Brasileira do Drywall possui uma especificação única para a pintura em Drywall. Desse modo, a Norma ABNT NBR 15079 (Tintas para Construção Civil – Especificação dos Requisitos Mínimos de Desempenho de Tintas para Edificações Não Industriais – Tintas Látex nas Cores Claras) é a guia certeira.

Lembre-se! As cores escuras são incluídas na mesma norma.

A superfície deve ser avaliada e preparada

Os cuidados começam a partir da superfície. Embora as placas sejam lixadas durante a fase de produção, em geral, a instalação do Drywall já conta com isenção de imperfeições. Por outro lado, durante a montagem, há a possibilidade de cortes e perfurações. 

A solução é simples! O profissional deve aplicar massa corrida látex para interiores e, uma vez totalmente seca, o lixamento vem logo em seguida. A nivelação é o grande segredo dessa fase e o primeiro passo do Manual de pintura em Drywall!

Toda tinta serve para todo tipo de chapa em Drywall?

As chapas variam conforme a funcionalidade do ambiente. Os ambientes úmidos, portanto, recebem as chapas de Drywall verdes. Assim, banheiros, áreas de serviço e cozinhas contam com aditivos hidrofugantes. A resistência à umidade é garantida!

Mas e a tinta?  

O Manual de Pintura em Drywall não tem segredos! Embora a facilidade da pintura em Drywall continue a mesma, tintas Semi Brilho ou tinta Epóxi são recomendadas para que as chapas ganhem ainda mais impermeabilização. 

Conselhos finais do Manual de Pintura em Drywall

Desde já, é fácil reconhecer as vantagens do Drywall e a praticidade do material de construção à seco até mesmo na hora da pintura. Embora as dicas desse Manual sejam muito úteis, nossos conselhos finais podem, da mesma forma, auxiliar em outros passos da pintura. Vamos lá?

  1. Antes de tudo, agite os materiais. Eles devem estar uniformes para a pintura.

  2. Passe duas mãos de tinta, com intervalo de 4 horas entre cada uma. 

  3. Quanto mais limpeza e cuidado, melhor. O chão deve ser forrado com capas de proteção.

Por fim, o Blog da Plack pode sempre te manter informado a respeito de sistemas construtivos como o Drywall. Além disso, dicas e informações precisas para tornar a obra ou a reforma sem dores de cabeça.