A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

O Que É Impermeabilização E Quais Os Benefícios Para A Indústria?

Impermeabilizantes 16 fevereiro 2022
banner impermeabilziante 1

Você sabe o que é impermeabilização? Esse procedimento é realizado em ambientes comerciais, residenciais e industriais, porém, muitas pessoas não entendem todas as etapas que englobam esse serviço. 

Neste artigo, vamos explicar o que é, quais os benefícios que esse sistema traz para as indústrias e muito mais. Confira:

  • o que é impermeabilização;
  • como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias;
  • quais os principais benefícios da impermeabilização;
  • quais os tipos de impermeabilização que existem.

O que é impermeabilização e qual a sua aplicação em indústrias? 

A impermeabilização é a aplicação de produtos impermeabilizantes em superfícies e materiais para bloquear a passagem de água e evitar a absorção de umidade. Seu objetivo é aumentar a durabilidade e proteger os objetos de infiltrações, fungos, manchas e oxidações. 

Em indústrias, esse procedimento visa aumentar a segurança da instalação física e reduzir custos materiais.

Quais os tipos de impermeabilização que existem?

Existem dois tipos de impermeabilização: rígida e flexível. 

A impermeabilização rígida é feita com produtos químicos que, como o próprio nome diz, ficam mais rígidos depois que secam. Assim, esse processo é mais indicado para superfícies que não recebem muita pressão e não se dilatam constantemente devido às mudanças de temperatura. 

Já a flexível é aplicada com impermeabilizantes mais maleáveis, que se adaptam às estruturas dilatáveis e expostas ao sol ou ao calor. É o caso da manta asfáltica e da emulsão acrílica, por exemplo.

Como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias?

Segundo a Norma Brasileira da ABNT (NBR 9575), o projeto de impermeabilização precisa ser elaborado por um profissional qualificado, legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Afinal de contas, a impermeabilização tem efeitos de preservação ao meio ambiente.  

Logo, esse procedimento é bastante atrativo para os donos de empresas e gestores, pois protege o patrimônio. Entre as principais possibilidades de impermeabilização em indústrias, temos:

Paredes e pisos

É muito comum impermeabilizar paredes e pisos para proteger os materiais de qualquer dano ou contaminação, aumentando sua vida útil. 

Aplicar essa técnica nas paredes também colabora com a boa conservação dos ambientes industriais, uma vez que evita futuras infiltrações, mofo e consequências causadas por acúmulo de umidade.

Muros de suporte 

O muro de suporte ou arrimo é muito útil em territórios com desnível de terra, para evitar deslizamentos e acidentes. Mas com o tempo, se o muro não for revestido de impermeabilizante, sua estrutura pode desestabilizar por causa de infiltrações. 

Por isso, esse cuidado é imprescindível para garantir a segurança do local.

Telhados

Outra parte da construção suscetível a infiltrações é o telhado. A exposição a chuvas e temporais pode danificar o material a longo prazo e ocasionar goteiras. Mas a impermeabilização frequente impede que isso aconteça. 

Outros ambientes que podem ser impermeabilizados em indústrias, são:

  • bacias de contenção;
  • banheiros;
  • caixas d’água;
  • estações de tratamento;
  • fundações;
  • reservatórios;
  • peitorais e esquadrias de janelas.

Quais os principais benefícios da impermeabilização?

Sabendo o que é impermeabilização e como aplicá-la na indústria , você deve estar se questionando sobre os principais benefícios desse tipo de sistema para o ambiente. Por isso, selecionamos algumas das principais vantagens:

  • ampliação da durabilidade;
  • valorização estética;
  • redução de custos com reforma e reposição de materiais;
  • bloqueio à umidade;
  • prevenção de vazamentos.

Adicionar a impermeabilização no patrimônio de uma empresa é a melhor alternativa para garantir que – independentemente do tráfego de pessoas, veículos ou qualquer outro fator – o ambiente estará protegido.

Esse procedimento é indicado principalmente para estruturas pesadas, que sofrem pressão e impacto. Além disso, o cuidado evita danos estéticos e facilita a manutenção e limpeza do local.

Além disso, a impermeabilização industrial possibilita um acabamento personalizado, melhorando a aparência, facilitando a limpeza e as manutenções.

Agora que você já entendeu o que é a impermeabilização, suas vantagens e como ela deve ser aplicada em indústrias, confira também os principais problemas da não utilização de impermeabilizante para parede!