Você sabe o que é impermeabilização? Esse procedimento é realizado em ambientes comerciais, residenciais e industriais, porém, muitas pessoas não entendem todas as etapas que englobam esse serviço.
Neste artigo, vamos explicar o que é, quais os benefícios que esse sistema traz para as indústrias e muito mais. Confira:
- o que é impermeabilização;
- como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias;
- quais os principais benefícios da impermeabilização;
- quais os tipos de impermeabilização que existem.
O que é impermeabilização e qual a sua aplicação em indústrias?
A impermeabilização é a aplicação de produtos impermeabilizantes em superfícies e materiais para bloquear a passagem de água e evitar a absorção de umidade. Seu objetivo é aumentar a durabilidade e proteger os objetos de infiltrações, fungos, manchas e oxidações.
Em indústrias, esse procedimento visa aumentar a segurança da instalação física e reduzir custos materiais.
Quais os tipos de impermeabilização que existem?
Existem dois tipos de impermeabilização: rígida e flexível.
A impermeabilização rígida é feita com produtos químicos que, como o próprio nome diz, ficam mais rígidos depois que secam. Assim, esse processo é mais indicado para superfícies que não recebem muita pressão e não se dilatam constantemente devido às mudanças de temperatura.
Já a flexível é aplicada com impermeabilizantes mais maleáveis, que se adaptam às estruturas dilatáveis e expostas ao sol ou ao calor. É o caso da manta asfáltica e da emulsão acrílica, por exemplo.
Como pode ser aplicada a impermeabilização em indústrias?
Segundo a Norma Brasileira da ABNT (NBR 9575), o projeto de impermeabilização precisa ser elaborado por um profissional qualificado, legalmente habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Afinal de contas, a impermeabilização tem efeitos de preservação ao meio ambiente.
Logo, esse procedimento é bastante atrativo para os donos de empresas e gestores, pois protege o patrimônio. Entre as principais possibilidades de impermeabilização em indústrias, temos:
Paredes e pisos
É muito comum impermeabilizar paredes e pisos para proteger os materiais de qualquer dano ou contaminação, aumentando sua vida útil.
Aplicar essa técnica nas paredes também colabora com a boa conservação dos ambientes industriais, uma vez que evita futuras infiltrações, mofo e consequências causadas por acúmulo de umidade.
Muros de suporte
O muro de suporte ou arrimo é muito útil em territórios com desnível de terra, para evitar deslizamentos e acidentes. Mas com o tempo, se o muro não for revestido de impermeabilizante, sua estrutura pode desestabilizar por causa de infiltrações.
Por isso, esse cuidado é imprescindível para garantir a segurança do local.
Telhados
Outra parte da construção suscetível a infiltrações é o telhado. A exposição a chuvas e temporais pode danificar o material a longo prazo e ocasionar goteiras. Mas a impermeabilização frequente impede que isso aconteça.
Outros ambientes que podem ser impermeabilizados em indústrias, são:
- bacias de contenção;
- banheiros;
- caixas d’água;
- estações de tratamento;
- fundações;
- reservatórios;
- peitorais e esquadrias de janelas.
Quais os principais benefícios da impermeabilização?
Sabendo o que é impermeabilização e como aplicá-la na indústria , você deve estar se questionando sobre os principais benefícios desse tipo de sistema para o ambiente. Por isso, selecionamos algumas das principais vantagens:
- ampliação da durabilidade;
- valorização estética;
- redução de custos com reforma e reposição de materiais;
- bloqueio à umidade;
- prevenção de vazamentos.
Adicionar a impermeabilização no patrimônio de uma empresa é a melhor alternativa para garantir que – independentemente do tráfego de pessoas, veículos ou qualquer outro fator – o ambiente estará protegido.
Esse procedimento é indicado principalmente para estruturas pesadas, que sofrem pressão e impacto. Além disso, o cuidado evita danos estéticos e facilita a manutenção e limpeza do local.
Além disso, a impermeabilização industrial possibilita um acabamento personalizado, melhorando a aparência, facilitando a limpeza e as manutenções.
Agora que você já entendeu o que é a impermeabilização, suas vantagens e como ela deve ser aplicada em indústrias, confira também os principais problemas da não utilização de impermeabilizante para parede!