Antigamente, reforma era o sinônimo de casa bagunçada e dor de cabeça. Hoje, existem alternativas que tornam esse processo mais prático, rápido e menos estressante. O piso vinílico é uma delas.
Por ser um material de aplicação fácil e rápida, sem quebra-quebra, flexível, resistente e que reduz os barulhos do ambiente, ele tornou-se um dos pisos mais utilizados atualmente.
Poucos pisos conseguem oferecer tantas possibilidades de decoração, com sofisticação, personalidade e conforto, como o piso vinílico. Mas, antes de comprar seu piso, é importante conhecer algumas dicas importantes sobre ele, para que o resultado final seja como você espera – ou até melhor!
1. Por que escolher o piso vinílico
Como passamos mais de 90% do nosso tempo em ambientes fechados, é muito importante escolher um piso que seja projetado para oferecer conforto, beleza e praticidade.
E o piso vinílico foi criado exatamente para oferecer tudo isso. Fabricado com material reciclável e de baixo impacto ambiental, ele é resistente a riscos e manchas e possui tecnologia hipoalergênica.
Esse piso tornou-se uma alternativa melhor que os pisos laminados, pois o vinílico absorve qualquer ruído de sapatos ou objetos que caem no chão. Ele possui uma ótima durabilidade e é ideal para quem prefere um piso mais térmico, principalmente em dias frios.
Piso vinílico Tarkett, Linha Ambienta Coleção Series
2. Saiba como escolher o piso vinílico ideal
Se você se decidiu pelo piso vinílico, então esse é o momento de decidir o modelo ideal. Com tantas referências estéticas e possibilidades de paginações, é importante pensar em qual delas você mais se identifica, para ajudar nessa escolha.
É possível instalar todos os pisos em um sentido mais linear e homogêneo pelo cômodo, ou escolher tons diferentes para criar uma composição de “tom sobre tom”.
Pense nos modelos e cores dos móveis que compõem o ambiente, além do estilo de decoração que você quer usar no ambiente. Mais rústico ou industrial? Clássico ou moderno? Isso te ajudará a escolher o modelo ideal.
Piso vinílico Tarkett, Linha Essence
3. Ambientes indicados para instalação
O piso vinílico é indicado para todos os ambientes, principalmente cômodos que buscam oferecer mais conforto. Por ser um piso térmico e agradável ao toque, ele é ideal para revestir quartos e salas.
Para as áreas úmidas, como cozinhas e lavabos, o piso pode ser instalado, mas é preciso tomar cuidado com o excesso de água no chão, pois isso pode descolar o piso.
As contraindicações são para a aplicação em banheiros, áreas de serviço e terraços, onde a água costuma se acumular e isso pode danificar a colagem da aplicação do piso.
Piso vinílico Tarkett, Coleção Injoy modelo Lavanda
4 . Instalação rápida e sem quebra-quebra
Para a instalação do piso vinílico, existem duas formas de aplicação: o sistema de cola ou clicado. Ambos são métodos rápidos e simples de serem realizados.
Se for um piso colado, é necessário preparar o contrapiso previamente, tornando-o nivelado para receber o piso vinílico sem nenhuma deformação, buracos ou irregularidades. Esse processo costuma ser realizado com agilidade e o piso já se encontra seco e pronto para uso em até dois dias.
No piso clicado, sua instalação é realizada por meio do encaixe das réguas. Isso torna as emendas imperceptíveis e uma estética mais uniforme. Nos pisos vinílicos Tarkett, esse método é mais rápido, pois o piso pode ser aplicado sobre a cerâmica sem necessidade de nivelar rejuntes (até 3mm).
Apesar de ser um procedimento relativamente simples, o ideal é que a instalação seja realizada por uma mão de obra especializada. Isso vai garantir o padrão de qualidade no acabamento e o resultado perfeito do ambiente.
Aplicação de piso vinílico colado sobre contrapiso nivelado
5. Como limpar o piso vinílico corretamente
Após a instalação ser realizada e o piso ser assentado, é importante que a manutenção dele seja realizada da forma certa, para garantir a durabilidade e qualidade do material.
A limpeza do piso vinílico, além de rápida, é econômica. Não há necessidade de jogar água sobre o piso, basta usá-la em proporção menor, com detergente neutro e um pano limpo e seco; assim você já conseguirá manter seu piso bem cuidado. Evite usar produtos de limpeza que possuem solventes e composições químicas, pois eles podem danificar o material.
Limpeza de piso vinílico com esfregão macio e água com detergente
Viu só, o piso vinílico é uma excelente solução e que possui muitos benefícios para sua casa. Além de tornar a reforma mais fácil e prática, o resultado final vale muito à pena.
Agora que você já conheceu várias dicas importantes sobre o piso vinílico, escolha o seu aqui e compartilhe com a gente o resultado!