Atualmente, o mercado disponibiliza muitas alternativas para tornar uma construção mais fácil ou com melhor custo-benefício. Por exemplo, existem muitos tipos de paredes de drywall, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.
Se você quer saber mais sobre o assunto ou está em dúvida entre escolher uma parede de mdf ou drywall, continue a leitura!
O que é uma parede de drywall?
O termo “drywall”, ao pé da letra, significa “parede seca” e isso se deve ao fato de a parede de drywall utilizar placas de gesso acartonado, com instalação mais limpa quando comparada a opções como a alvenaria.
As paredes de drywall são uma excelente alternativa para qualquer reforma, tornando-a mais rápida e econômica graças à sua aplicação ágil. Além disso, os benefícios das placas de gesso acartonado incluem sua versatilidade, que permite a divisão de ambientes de forma criativa e prática, tanto para projetos residenciais ou corporativos.
Leia também: Forro de Gesso ou Drywall — Qual Oferece o Melhor Custo-Benefício?
Quais são os tipos de paredes de drywall?
Atualmente, existem três tipos de paredes de drywall e cada uma delas possui especificações e finalidades distintas. Confira mais sobre cada uma delas a seguir:
Chapas de Drywall Standard (ST)
Este tipo de chapa de drywall é produzido na cor branca e é o mais utilizado em obras e construções em geral. As chapas ST podem ser aplicadas em paredes, divisórias, mobiliários integrados, revestimentos e forros localizados em áreas secas.
Desenvolvidas em conformidade com a Norma ABNT NBR 14.715, as chapas de drywall ST têm espessura de 12,5 mm e comprimento de 1,20 m×2,40 m e 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m² respectivamente.
Chapas de Drywall Resistentes à Umidade (RU)
Com coloração verde, as chapas de drywall RU apresentam maior durabilidade quando instaladas em ambientes expostos à água e sua resistência à umidade se deve à sua composição:
- componentes hidrofugantes;
- silicone;
- aditivos fungicidas.
Isso faz com que essas chapas permaneçam íntegras mesmo em contato com vapor, respingos e escorrimentos, podendo ser aplicadas em locais como cozinhas, lavabos, banheiros, áreas de serviço ou lavanderias.
No entanto, é imprescindível aplicar um impermeabilizante na base da parede de drywall que utiliza chapas RU, em uma altura mínima de 20 centímetros acima do piso. Pular a etapa de impermeabilização pode trazer problemas e, mesmo diante da aplicação do produto, o material não deve ser instalado em saunas devido à umidade constante.
Desenvolvidas em conformidade com a Norma ABNT NBR 14.715, as chapas de drywall RU têm espessura de 12,5 mm e comprimento de 1,20 m×2,40 m e 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m² respectivamente.
Chapas de Drywall Resistentes ao Fogo (RF)
De cor rosa, as chapas de drywall resistentes ao fogo contam com um componente especial: fibra de vidro.
Sendo assim, elas podem ser utilizadas em áreas como lareiras, cozinhas e salas de TI, bem como em saídas de emergência, galpões industriais, depósitos de materiais e escadas, uma vez que oferecem proteção em caso de incêndio.
Desenvolvidas em conformidade com a Norma ABNT NBR 14.715, as chapas de drywall RF têm espessura de 12,5 mm e comprimento de 1,20 m×2,40 m e 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m² respectivamente.
Leia também: Como Fazer Parede De Drywall De Forma Prática e Rápida!
Parede mdf ou drywall: qual escolher?
É preciso ter em mente que a parede de MDF é composta por uma mistura de fibras de madeira prensadas com resinas sintéticas. Sua composição pode ou não utilizar materiais de áreas reflorestadas.
Caso a matéria prima utilizada não seja de qualidade, o produto final oferecerá menos durabilidade, qualidade e resistência. Nesses casos, a parede poderá empenar e gerar custos e gastos extras para conserto ou substituição.
Sendo assim, o drywall é o produto que apresenta melhor custo-benefício. Além disso, existem outras razões para usar parede de drywall, já que essa escolha para uma obra ou construção oferece vantagens como:
- conforto e isolamento térmico e acústico;
- maior resistência à umidade;
- instalação ágil;
- limpeza prática;
- maior liberdade para transformar ambientes;
- possibilidade de aproveitar melhor os espaços, aumentando a área útil.
Se você já se decidiu entre os diferentes tipos de paredes de drywall e quer dar o próximo passo para concluir sua obra, confira quatro dicas e cuidados necessários para fazer a instalação de drywall. Garanta todos os benefícios deste material!