A SOLUÇÃO COMPLETA PARA A SUA OBRA!

Ambiente Hospitalar — Conheça as Vantagens do Piso Vinílico em Manta

Piso Vinílico 10 fevereiro 2023
Ambiente Hospitalar — Vantagens do Piso Vinílico em Manta

Ao construir e reformar, é preciso considerar as necessidades, os objetivos e as especificidades de cada um. Dessa forma, muitos produtos estão disponíveis com características e funções distintas.

O ambiente hospitalar é um bom exemplo: beneficiado pela escolha do piso vinílico em manta, tal material traz diversas vantagens em comparação às outras opções. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e confira:

  • o que é o piso vinílico em manta e quem deve instalá-lo;
  • quais são suas vantagens;
  • por que escolhê-lo para um ambiente hospitalar.

O que é o piso vinílico em manta?

Essa é uma das opções de piso vinílico disponíveis no mercado. Entre suas características mais marcantes está a comercialização em rolos, que proporciona a uniformidade ideal após a aplicação.

O piso vinílico possui juntas, que devem ser devidamente seladas por meio de um cordão de solda ou adesivo específico. Consequentemente, o formato se torna ainda mais homogêneo quando é utilizada uma massa única para acabamento. 

Por outro lado, sua utilização sobre camadas compostas por diferentes materiais pode proporcionar um resultado heterogêneo.

O piso vinílico em manta pode ser encontrado em cores e tons diferentes e, por isso, também é indicado para criações lúdicas, dinâmicas e interativas. 

Deste modo, ambientes hospitalares e demais segmentos da área da saúde atendem às normas de um regulamento que dispõe sobre planejamento e elaboração de projetos físicos de estabelecimento do gênero. Dessa forma, a grande variedade é recomendada para ambientes hospitalares e demais segmentos da saúde.

Quem deve fazer a instalação do piso vinílico em manta?

A instalação deste material deve ser realizada por um profissional especializado. Logo, a superfície de contato, seja de pisos de cerâmica ou porcelanato, deve estar o mais homogênea possível, bem como adequadamente limpa. Para isso, é preciso utilizar, no contrapiso, uma massa niveladora resultante da mistura de cimento e de cola PVA.

Desse modo, todo esse cuidado é necessário para que o resultado final garanta beleza estética e durabilidade durante os próximos anos, identificando problemas de umidade ou desnivelamento. O acabamento profissional também garante agilidade e redução de desperdício de materiais e de danos durante o processo.

Leia também: Como Colocar Piso Vinílico — 4 Erros Mais Comuns na Instalação

Quais são as vantagens do piso vinílico em manta?

Além do apelo estético e do excelente custo-benefício, o piso vinílico em manta traz muitas outras vantagens. Confira alguns deles:

Instalação rápida e prática

A superfície, uma vez nivelada e devidamente livre de sujeiras e poeiras, dá segurança para a instalação do material, que pode vir sobre pisos cerâmicos e porcelanatos.

Limpeza fácil

A limpeza do piso vinílico, inclusive o em manta, requer apenas vassoura ou aspirador de pó e pano umedecido em água com uma pequena quantidade de detergente neutro diluído.

Conforto acústico

Por se tratar de um piso macio, absorve de forma considerável o som causado por caminhadas e contatos com demais objetos, oferecendo baixo nível de ruído.

Leia também: 6 Vantagens de Escolher o Piso Vinílico para o Ambiente

Conforto térmico

O piso vinílico proporciona uma temperatura agradável mesmo diante das variações climáticas dos hospitais. Aparelhos de ar-condicionado ligados durante o dia todo tornam o conforto ainda mais necessário para que os pacientes possam transitar confortavelmente. 

Liberdade de criação

Existem muitas possibilidades de recortes e de combinações de cores e tons, indo dos pisos tradicionais, como os que imitam madeira, aos coloridos ou semelhantes a mármores e ladrilhos hidráulicos.

Afinal, tudo isso dá asas à imaginação e, como explicado anteriormente, permite a criação de ambientes sóbrios, como enfermarias adultas, ou lúdicos e o local destinado a socorrer crianças, por exemplo. Pois recuperar-se em um ambiente agradável influencia o tempo de internação e a sensação durante a permanência em clínicas e hospitais.

Leia também: Piso Vinílico Para Banheiro — Pode ou Não Utilizar?

Material resistente à manchas

Sem complicações! A remoção de manchas é algo simples!

O uso de solventes não é indicado, assim como elementos abrasivos. Para a limpeza basta a aplicação de um pano úmido em solução de água e detergente neutro, como na limpeza padrão.

Fácil manutenção e substituição diante de danos 

O ambiente hospitalar, devido à correria, pode causar pequenos acidentes. Caso a substituição de parte do piso seja necessária, essa troca dispensa grandes mudanças na rotina, sendo preciso apenas remover a porção danificada e realizar uma nova instalação, mantendo o restante do piso.

Leia também: Conheça 5 dicas antes de comprar um piso vinílico

Por que escolher o piso vinílico em manta para um ambiente hospitalar?

Em suma, entre as vantagens exemplificadas anteriormente, algumas delas são essenciais para um ambiente hospitalar, trazendo mais conforto e segurança para profissionais e pacientes. Nesse sentido, os principais benefícios são:

  • oferecer conforto térmico e acústico;
  • tem maior durabilidade;
  • ser composto por material antialérgico;
  • ser fácil de limpar;
  • proporciona maior qualidade do ar interno;
  • ter manutenção facilitada e com excelente custo-benefício.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça outras vantagens do piso vinílico em manta e entenda onde encontrar e como adquirir este produto.