Você está em dúvidas entre escolher drywall ou alvenaria para a sua obra? Ambos são ótimos para as construções e possuem suas vantagens, porém, os sistemas construtivos a seco são o que há de mais tecnológico recentemente no universo da construção civil. Principalmente para reformas em apartamentos, o famoso gesso acartonado é o favorito.
Confira as principais informações que você precisa saber sobre ambos os tipos de construção e qual escolher para a sua obra!
Qual a melhor solução: drywall ou alvenaria?
No processo construtivo, definimos a alvenaria como aquelas construções compostas por tijolos ou blocos de concreto unidos por argamassa. Já os projetos com drywall são realizados de forma mais prática com peças metálicas e chapas de gesso acartonado.
Escolher drywall ou alvenaria é uma decisão muito importante para qualquer obra. Ambos são ótimos e possuem vantagens, mas para entendermos melhor separamos algumas características mais marcantes de cada sistema de construção. Veja:
Sistema drywall
O drywall, ou na tradução “parede seca”, é versátil e permite alguns tipos de acabamento diferenciados para dar vida a qualquer obra. É possível utilizar com recortes para iluminação livre, painéis, paredes curvas e até mesmo drywall no teto.
Esse tipo de construção é mais limpa e sustentável, não sendo necessário uso de argamassa ou areia, gerando muito menos entulho do que a alvenaria. Os poucos resíduos causados por uma obra com drywall podem ser reciclados.
Outra grande vantagem do sistema construtivo a seco é conseguir montar as paredes mais finas e com menor espessura do que quando comparado com as estruturas de alvenaria. Assim, ganha-se mais área útil podendo ser utilizada para outros fins dentro do ambiente.
Outros benefícios desse sistema são:
- resistência ao fogo;
- maior isolamento de ruídos;
- fácil manutenção.
Obras de alvenaria
As obras de alvenaria são mais demoradas e levam mais etapas que as construções de drywall.
Usando blocos de concreto ou tijolo, a construção vai tomando forma com o passar do encaixe dos elementos com argamassa. Como os materiais secam após algum tempo, as obras costumam demorar mais e gerar mais resíduos quando comparamos com o sistema drywall.
Pontos importantes para levar em consideração ao escolher drywall ou alvenaria
Como vimos, ambos os sistemas construtivos possuem suas vantagens. É importante levar alguns outros pontos em consideração no momento de escolher o material que melhor vai solucionar o seu problema ou compor sua construção.
Entre eles, temos:
Esbanjar maior criatividade
Para você que gosta de designs diferentes e quer dar asas à imaginação na obra, o uso do drywall é o ideal. Com esse material é possível criar paredes curvas, criar sancas para iluminação, é possível criar nichos para compor decorações e muito mais.
Combinado com o piso vinílico na parede, o drywall consegue promover elegância e uma obra limpa e sem quebra-quebra para apartamentos, casas, escritórios e qualquer ambiente.
Construção rápida
Na hora de iniciar uma obra, também é importante levar em consideração o tempo de construção dos materiais.
Se o seu plano é uma reforma no apartamento, a manutenção e construção de drywall é muito mais rápida por se tratar apenas da montagem nos materiais de metal com parafusos. Já as obras de alvenaria demoram um pouco mais e podem ser um problema dentro de apartamentos.
Instalação de equipamentos nas paredes
Se dentro do seu ambiente você tem o costume de instalar muitas coisas nas paredes isso também pode ser feito com a perfuração em drywall. Basta utilizar os reforços e produtos adequados para que não danifique as suas paredes.
Conheça a Plack e os melhores produtos de drywall!
Agora se você optou pelo drywall, você pode contar com a Plack para conseguir os melhores produtos dos sistemas construtivos do Brasil. A Plack oferece um vasto catálogo. Confira e não deixe de entrar em contato!