A popularização das chapas de drywall se deve à sua facilidade de instalação e praticidade de limpeza e manutenção, o que torna qualquer obra mais rentável e rápida.
Por isso, o aquecimento do mercado da construção civil é um bom sinalizador de que este é o momento certo para contar com bons produtos e com mão de obra qualificada. Tanto para realização de projetos corporativos como residenciais ou comerciais.
Os diferentes tipos de chapas de drywall também fazem parte do nicho da construção e cada uma delas tem finalidades, propósitos, recomendações e especificidades que as diferenciam entre si. Se você está procurando pela melhor opção disponível no mercado, continue a leitura deste artigo. Você vai saber mais sobre:
- chapas de drywall standard – ST;
- chapas de drywall resistentes à umidade – RU;
- chapas de drywall resistentes ao fogo – RF;
- e entender qual delas é a melhor opção para sua obra!
Chapas de Drywall Standard, ou ST
Chamada popularmente de chapa branca, essa placa é a mais encontrada nas construções e nas obras atuais que utilizam drywall. O uso das chapas de drywall standard é indicado para criação de paredes, móveis que integrem ambientes, revestimentos, divisórias e forros.
Vale lembrar!
Ao mesmo tempo, as especificações da Norma ABNT NBR 14.715 e devem ser instaladas em áreas secas. São encontradas no mercado nas seguintes dimensões:
- 12,5 mm de espessura;
- comprimento de 1,20 m×2,40 m ou 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m², respectivamente.
Chapas de Drywall Resistentes à Umidade, ou RU
As chapas de drywall RU, por sua vez, também são conhecidas como chapas verdes e são compostas por elementos hidrofugantes, silicone e aditivos fungicidas. A resistência à umidade e a utilização em locais que sofram exposição a líquidos torna-se um diferencial.
Suas propriedades também fazem com que esse tipo de placa de drywall mantenha suas características caso entrem em contato com vapor, respingos e escorrimentos. Por isso, seu uso é recomendado em ambientes como banheiros, cozinhas, lavabos, lavanderias ou áreas de serviço, evitando saunas devido à exposição constante à umidade.
Um aspecto relevante para garantir sua integridade é o cumprimento de uma etapa muito importante: a aplicação de um impermeabilizante na base da parede de drywall que utiliza chapas RU. A altura mínima indicada é de 20 centímetros acima do piso. A não utilização do impermeabilizante pode ser prejudicial à sua obra.
Simultâneamente, com produção conforme as especificações da Norma ABNT NBR 14.715, são encontradas no mercado nas seguintes dimensões:
- 12,5 mm de espessura;
- comprimento de 1,20 m×2,40 m ou 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m² respectivamente.
Chapas de Drywall Resistentes ao Fogo, ou RF
Também chamadas de placas rosas, as chapas de drywall RF, ou resistentes ao fogo, contam com fibra de vidro em sua composição. A utilização em áreas como lareiras, cozinhas e salas de TI está liberada!
Obras e reformas em ambientes como saídas de emergência, galpões industriais, depósitos de materiais e escadas também podem ser beneficiadas com as chapas de drywall RF, graças à proteção que ela oferece em casos de incêndio.
Em adendo, as especificações são seguidas, de acordo com a Norma ABNT NBR 14.715, e o material pode ser encontrado no mercado nas seguintes dimensões:
- 12,5 mm de espessura;
- comprimento de 1,20 m×2,40 m ou 1,20 m×1,80 m, totalizando 2,88 m² e 2,16 m², respectivamente.
Leia também: Como Fazer Parede De Drywall De Forma Prática e Rápida!
Por que optar pelos diferentes tipos de chapas de drywall?
Como vimos anteriormente, a instalação do drywall utiliza placas de gesso acartonado pré-fabricadas. Entre os benefícios de escolher o drywall estão:
- versatilidade;
- possibilidade de dividir e transformar ambientes de forma criativa;
- utilização em obras comerciais, residenciais ou corporativas;
- praticidade;
- segurança;
- rapidez;
- sua instalação gera menos sujeira e resíduos em geral;
- melhor custo-benefício;
- conforto e isolamento térmico e acústico;
- maior resistência à umidade;
- limpeza prática;
- oportunidade de aumentar a área útil de diversos ambientes, otimizando o aproveitamento de diversos espaços;
- facilidade para realizar manutenções nos sistemas hidráulico e elétrico.
Quais são os cuidados necessários ao optar por chapas de drywall?
Para concluir, os cuidados se referem à fixação de objetos grandes ou pesados, como televisores, espelhos, painéis ou quadros. Antes de realizar a instalação destes itens, é necessário observar a estrutura da parede.
Sendo assim, caso o ambiente ainda esteja em fase de planejamento, é possível contar com acessórios para drywall. As chapas de reforço, por exemplo, são ideais para aumentar a capacidade da parede de suportar cargas.
Agora que você já sabe qual é a melhor opção para sua obra entre os tipos de chapas de gesso acartonado existentes no mercado, confira quatro dicas para fazer corretamente a instalação de drywall!